Crítica | Guardiões da Galáxia Vol.3 - É uma homenagem "quase" perfeita a um dos personagens mais amados da trilogia.

Divulgação | Marvel Studios

TítuloGuardians of the Galaxy Vol. 3 (Título original)
Ano produção2022
Dirigido porJames Gunn
Estreia
4 de maio de 2023 (Brasil)
Duração 149 Minutos
Classificação14 - Não recomendado para menores de 14 anos
Gênero
Ação - Aventura
País de Origem
Estados Unidos
Sinopse

O nosso amado grupo de desajustados está bastante diferente nos dias de hoje. Peter Quill, que ainda está a recuperar da perda de Gamora, tem que reunir a sua equipa para defender o universo e proteger um dos seus. Uma missão que, se não for concluída com sucesso, pode levar ao fim dos Guardiões como os conhecemos. Um filme de James Gunn.

• Por Alisson Santos
• Avaliação - 8/10

Guardiões da Galáxia Vol.3 encerra o arco da formação atual. Nele, os Guardiões da Galáxia estão administrando Luganenhum como nos quadrinhos, têm uniformes e expandiram formação. Mas as coisas não são fáceis em Luganenhum. Peter Quill está lutando contra sua dor e solidão com bebida. Há brigas constantes pelas diferenças comportamentais de cada membro. Como se isso não bastasse, um dia Adam Warlock chega voando em Luganenhum e faz com que todos os membros dos Guardiões testemunhem o passado traumático de Rocket.

Em flashbacks, testemunhamos as origens de Rocket em um laboratório. Os amigos que ele amava, os que ele perdeu e como sua sobrevivência causou uma grande quantidade de culpa. Quando James Gunn mergulha na escuridão da história de Rocket e a equilibra com pequenos pedaços de alegria em uma jaula escura, ele mostra sua habilidade de contar uma história sincera. Se Guardiões da Galáxia Vol.3 faz uma coisa perfeitamente é o arco de Rocket. Isso funciona principalmente porque Gunn imerge o público em memórias, mostrando a nós o que aconteceu com Rocket em detalhes. Infelizmente, a transição da profundidade desses momentos para os dias atuais às vezes é instável, em parte na forma como a história muda de um ponto para outro. No entanto, nenhum desses ioiôs tonais impacta negativamente a emoção da história de Rocket.

Outra escolha que eu adorei, feita na narrativa de Guardiões da Galáxia Vol.3, é manter Gamora como ela é. Claro, ela é a Gamora dos Guardiões, mas ela não tem experiência com eles para transformá-la em quem eles conheciam. Moldada através de novas experiências, ela escolheu um caminho diferente. Nesse longa, a forma de interação dela com o grupo, é naturalmente bem escrita. Quanto ao restante da equipe dos Guardiões, o fato desse arco precisar ser encerrada impede alguns elementos de crescimento, mas todos possuem os seus momentos no enredo.

Divulgação | Marvel Studios

Quanto aos novos personagens introduzidos, eles não possuem tanto destaque. Em vez disso, eles servem como artifício de roteiro para alguns momentos essenciais. Meu principal problema é com o Adam Warlock. Esse não é o Adam Warlock que os fãs esperavam. ele é poderoso ? Sim. Mas essa introdução e versão de Warlock não fazem justiça ao personagem. Ainda é entendível, porque Guardiões da Galáxia Vol.3 tem que andar na linha tênue entre a introdução de novos personagens e, ao mesmo tempo, garantir o fechamento das histórias dos existentes e, nesse sentido, é aceitável. Além disso, Chukwudi Iwuji como o principal antagonista da história é fenomenal. Cientista narcisista e causador do trauma de Rocket, o Alto Evolucionário é um grande vilão. Consumido por suas próprias necessidades de brincar de Deus, o desempenho de Iwuji é excelente. Não pode ser uma crítica de um filme da Marvel sem discutir os efeitos visuais. Para Guardiões da Galáxia Vol.3, não há momentos que se destacam negativamente como um olho no meio da testa ou uma cabeça flutuante. O filme também possui ótimas cenas de combate que mostram cada personagem fazendo o que fazem de melhor. A maneira como essas cenas de luta são coreografadas não apenas destaca seus talentos individuais, mas também destaca sua força como equipe.

Embora eu não concorde com todas as escolhas no final do filme e até acho que faltou ousadia, é um final, e isso é muito mais do que muitas trilogias nesta engrenagem que chamamos de Universo Cinematográfico da Marvel conseguiram. Guardiões da Galáxia Vol.3 é bem-sucedido porque não se preocupa em apresentar algo grande para o universo amplo. Guardiões da Galáxia Vol.3 é sua própria história. É a história de Rocket, e é isso que vale a pena assistir. Para finalizar, o filme possui 2 cenas pós-créditos.